Melhores bases para diferentes tipos de pele
Quando se trata de escolher a base ideal, a decisão pode ser difícil. Como uma amante de maquiagem, sempre busco os produtos que realmente funcionam para o meu tipo de pele. Neste artigo, vou compartilhar minhas descobertas sobre as melhores bases para diferentes tipos de pele, com dicas e experiências que podem te ajudar a acertar na escolha!
1. Pele oleosa: matte para o sucesso
Se você tem pele oleosa, sabe o quanto é difícil encontrar uma base que segure o brilho ao longo do dia. Eu mesma já passei por muitas frustrações tentando encontrar a base perfeita para minha pele, que, por sinal, fica super brilhante nas zonas T (testa, nariz e queixo). Por isso, minha dica é investir em bases com acabamento matte. Essas bases ajudam a controlar a oleosidade, deixando a pele com aparência aveludada, sem aquele brilho indesejado.
Algumas das bases que uso e amo para pele oleosa incluem:
- Estée Lauder Double Wear: Fica o dia todo no rosto sem retoque!
- Maybelline Fit Me Matte + Poreless: Super acessível e eficiente, controla bem a oleosidade.
- Fenty Beauty Pro Filt’r Soft Matte: Para um acabamento impecável e sem brilho.
Dica: Use um primer matificante antes da base, isso ajuda a controlar ainda mais a oleosidade e faz a base durar muito mais tempo!
2. Pele seca: hidratação é a chave
A pele seca pede bases mais hidratantes, que tragam aquele glow natural e não marquem as linhas finas. Eu já testei diversas bases, e uma das coisas que aprendi é que, para quem tem a pele seca, é fundamental escolher fórmulas que não deixem o rosto com aspecto ressecado.
As melhores bases para pele seca que eu encontrei são:
- L’Oréal True Match: Hidratação incrível e o acabamento fica super natural.
- Nars Sheer Glow: Uma das minhas favoritas! Deixa a pele radiante e bem hidratada, sem pesar.
- Clinique Even Better Glow: Ótima para quem precisa de mais luminosidade e uma textura leve.
Dica: Para ajudar na hidratação, aplique um bom hidratante facial antes da base. Isso vai preparar a pele e deixar a base com acabamento perfeito.
3. Pele mista: equilíbrio entre hidratação e controle de oleosidade
Minha pele é mista, e eu sei o desafio de encontrar a base certa! Precisamos de algo que controle a oleosidade nas áreas mais críticas (zona T) e que ao mesmo tempo dê uma boa hidratação nas partes mais secas. Eu busquei uma fórmula que atendesse a ambos os aspectos e consegui encontrar algumas bases que são verdadeiros achados.
Minhas escolhas para pele mista incluem:
- Lancôme Teint Idole Ultra Wear: Um acabamento lindo e que dura por muito tempo.
- MAC Studio Fix Fluid: Equilíbrio perfeito entre cobertura e controle da oleosidade.
- Vichy Dermablend: Cobre bem e tem um efeito natural na pele.
Dica: Um bom primer é essencial para equilibrar a oleosidade. Use um na zona T e um hidratante leve nas bochechas, por exemplo.
4. Pele sensível: fórmula suave e sem fragrância
Para peles sensíveis, a escolha da base deve ser feita com ainda mais cuidado. Eu, por exemplo, tenho algumas áreas do rosto que ficam bem sensíveis com bases de longa duração ou com muitas fragrâncias. Por isso, escolho produtos que sejam livres de ingredientes irritantes e que tenham fórmulas mais suaves.
- Como escolher uma boa esponja de maquiagem?
- Qual é a melhor base para pele oleosa?
- Quais as bases ideais para pele madura?
- Quais as melhores sugestões de base para pele mista?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele retinta?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com tendência a oleosidade na zona T e secura nas bochechas?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com poros dilatados e textura irregular?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com manchas e descolorações?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele acneica e com imperfeições?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele sensível e propensa a alergias?
Aqui estão algumas das melhores bases para pele sensível:
- BareMinerals Original Foundation: Livre de fragrâncias e com acabamento super leve.
- La Roche-Posay Toleriane Teint: Ideal para peles sensíveis, com cobertura suave.
- Bourjois Healthy Mix: Uma opção mais em conta, que tem uma textura suave e não irrita.
Dica: Sempre prefira bases hipoalergênicas e testadas dermatologicamente, para evitar irritações na pele sensível.
5. Pele madura: cobertura natural e anti-idade
À medida que a pele envelhece, ela perde um pouco da elasticidade e das propriedades hidratantes naturais. Por isso, a base ideal para pele madura deve ter acabamento luminoso e leve, mas com boa cobertura para disfarçar manchas e linhas finas. Eu já cometi o erro de usar bases com acabamento pesado, que acabaram evidenciando as linhas, por isso aprendi a optar por bases com fórmulas anti-idade.
As bases mais indicadas para peles maduras são:
- Giorgio Armani Luminous Silk: Um clássico que deixa a pele com aspecto radiante e natural.
- Charlotte Tilbury Airbrush Flawless: Cobertura excelente e efeito lifting.
- Maybelline Dream Radiant Liquid: Combina hidratação e cobertura leve, ideal para peles maduras.
Dica: Evite bases muito espessas, pois elas podem marcar as linhas finas. Aposte em fórmulas mais fluidas e com propriedades anti-idade.
Espero que este guia tenha sido útil para você escolher a base certa para o seu tipo de pele! Lembre-se: o mais importante é sentir-se confortável com o produto que você escolhe. Teste, experimente e encontre a base que mais combina com o seu estilo de vida e com as necessidades da sua pele.