Oi, gente! Resolvi trazer esse tema pro fórum porque, se tem uma coisa que eu sempre quis saber antes de investir num batom mais caro, era: vale mesmo o preço? E, no caso dos batons da MAC, a pergunta que mais me atormentava era: “Eles duram mesmo o dia todo ou saem com qualquer gole d’água?”
Depois de anos testando diversas cores e acabamentos da MAC, vim compartilhar minha experiência — bem real e sem filtro!
- Como escolher uma boa esponja de maquiagem?
- Quais as melhores marcas de gloss que duram bastante?
- Qual é a melhor base para pele oleosa?
- Quais as bases ideais para pele madura?
O que eu considero antes de avaliar a durabilidade de um batom
Antes de mais nada, acho importante destacar que nem todo batom da MAC é igual. A marca tem diferentes acabamentos e texturas, o que muda muito a performance do produto. Eu costumo avaliar os seguintes pontos:
- Acabamento: matte, satin, cremesheen, amplified, retro matte…
- Textura: seca ou cremosa
- Transferência: se marca copos, roupas ou pele
- Fixação: quanto tempo ele fica bonito nos lábios
- Resistência à comida e bebida
Minha experiência com os principais acabamentos
Pra facilitar, montei uma tabela com os acabamentos que já usei, mostrando como eles se comportam comigo ao longo do dia:
| Acabamento | Durabilidade | Transferência | Conforto nos Lábios | Minha Opinião Pessoal |
|---|---|---|---|---|
| Retro Matte | Excelente (até 8h) | Quase nenhuma | Pode ressecar um pouco | Dura o dia todo, mas precisa estar com lábio hidratado |
| Matte | Boa (5 a 6h) | Pouca | Mais confortável que o retro | Meu preferido pra rotina diária |
| Satin | Média (3 a 4h) | Sim, transfere | Muito confortável | Ideal pra eventos rápidos, mas não pra o dia inteiro |
| Amplified | Média (3h) | Sim, bastante | Super cremoso e intenso | Ótimo pra fotos, não dura muito |
| Cremesheen | Baixa (2h) | Muita transferência | Extremamente confortável | Uso mais como balm com cor |
O que acontece ao longo do dia?
Vou descrever como foi um dia típico usando três tipos diferentes de batom MAC. Vamos lá:
1. Usando o ruby woo (retro matte)
Saí de casa às 8h com ele impecável. Até almoçar (por volta das 13h), o batom ainda estava intacto, mesmo depois de tomar café e água ao longo da manhã. Só precisei retocar depois do almoço — e mesmo assim, bem de leve.
Veredito: aguenta bem o tranco, mas exige uma boca bem esfoliada e hidratada pra não craquelar.
2. Usando o mehr (matte)
Usei num dia de reuniões. O batom ficou bonito até umas 5 horas depois da aplicação. Começou a sair mais no centro dos lábios, mas de forma suave, sem ficar feio.
Veredito: ótima opção pra quem quer conforto e um visual elegante, sem precisar retocar toda hora.
3. Usando o creme d’nude (cremesheen)
Esse é meu batom “dia de preguiça”, sabe? A cor é linda, mas saiu rapidinho, principalmente depois de tomar um café e comer uma fruta. Precisei reaplicar várias vezes.
Veredito: ideal pra quem não se importa de reaplicar, ou quer só um toque de cor com muito conforto.
Dicas pessoais pra fazer o batom durar mais
Aprendi alguns truques que me ajudam bastante:
- Esfoliar e hidratar os lábios antes da aplicação
- Usar lápis labial da mesma cor, pra segurar o contorno
- Dar batidinhas com pó translúcido entre uma camada e outra do batom
- Evitar comidas muito gordurosas, que derretem o produto
–
- Quais as melhores sugestões de base para pele mista?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele retinta?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com tendência a oleosidade na zona T e secura nas bochechas?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com poros dilatados e textura irregular?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com manchas e descolorações?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele acneica e com imperfeições?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele sensível e propensa a alergias?
- Melhores bases para diferentes tipos de pele!
- Qual a melhor marca de batom?
Depende do que você espera de um batom. Se você busca longa duração e pouca transferência, invista nos acabamentos Retro Matte ou Matte. Mas se o seu foco é conforto, os outros acabamentos também têm seu valor.
No meu caso, eu acabo mesclando opções: um retro matte pra dias corridos e um cremesheen pra momentos mais leves.