Os batons da MAC realmente duram o dia todo ou transferem com facilidade?

Oi, gente! Resolvi trazer esse tema pro fórum porque, se tem uma coisa que eu sempre quis saber antes de investir num batom mais caro, era: vale mesmo o preço? E, no caso dos batons da MAC, a pergunta que mais me atormentava era: “Eles duram mesmo o dia todo ou saem com qualquer gole d’água?”

Depois de anos testando diversas cores e acabamentos da MAC, vim compartilhar minha experiência — bem real e sem filtro!

O que eu considero antes de avaliar a durabilidade de um batom

Antes de mais nada, acho importante destacar que nem todo batom da MAC é igual. A marca tem diferentes acabamentos e texturas, o que muda muito a performance do produto. Eu costumo avaliar os seguintes pontos:

• Acabamento: matte, satin, cremesheen, amplified, retro matte…
  • Textura: seca ou cremosa
  • Transferência: se marca copos, roupas ou pele
  • Fixação: quanto tempo ele fica bonito nos lábios
  • Resistência à comida e bebida

Minha experiência com os principais acabamentos

Pra facilitar, montei uma tabela com os acabamentos que já usei, mostrando como eles se comportam comigo ao longo do dia:

Acabamento Durabilidade Transferência Conforto nos Lábios Minha Opinião Pessoal
Retro Matte Excelente (até 8h) Quase nenhuma Pode ressecar um pouco Dura o dia todo, mas precisa estar com lábio hidratado
Matte Boa (5 a 6h) Pouca Mais confortável que o retro Meu preferido pra rotina diária
Satin Média (3 a 4h) Sim, transfere Muito confortável Ideal pra eventos rápidos, mas não pra o dia inteiro
Amplified Média (3h) Sim, bastante Super cremoso e intenso Ótimo pra fotos, não dura muito
Cremesheen Baixa (2h) Muita transferência Extremamente confortável Uso mais como balm com cor

O que acontece ao longo do dia?

Vou descrever como foi um dia típico usando três tipos diferentes de batom MAC. Vamos lá:

1. Usando o ruby woo (retro matte)

Saí de casa às 8h com ele impecável. Até almoçar (por volta das 13h), o batom ainda estava intacto, mesmo depois de tomar café e água ao longo da manhã. Só precisei retocar depois do almoço — e mesmo assim, bem de leve.

Veredito: aguenta bem o tranco, mas exige uma boca bem esfoliada e hidratada pra não craquelar.

2. Usando o mehr (matte)

Usei num dia de reuniões. O batom ficou bonito até umas 5 horas depois da aplicação. Começou a sair mais no centro dos lábios, mas de forma suave, sem ficar feio.

Veredito: ótima opção pra quem quer conforto e um visual elegante, sem precisar retocar toda hora.

3. Usando o creme d’nude (cremesheen)

Esse é meu batom “dia de preguiça”, sabe? A cor é linda, mas saiu rapidinho, principalmente depois de tomar um café e comer uma fruta. Precisei reaplicar várias vezes.

Veredito: ideal pra quem não se importa de reaplicar, ou quer só um toque de cor com muito conforto.

Dicas pessoais pra fazer o batom durar mais

Aprendi alguns truques que me ajudam bastante:

1. Esfoliar e hidratar os lábios antes da aplicação
  2. Usar lápis labial da mesma cor, pra segurar o contorno
  3. Dar batidinhas com pó translúcido entre uma camada e outra do batom
  4. Evitar comidas muito gordurosas, que derretem o produto

Depende do que você espera de um batom. Se você busca longa duração e pouca transferência, invista nos acabamentos Retro Matte ou Matte. Mas se o seu foco é conforto, os outros acabamentos também têm seu valor.

No meu caso, eu acabo mesclando opções: um retro matte pra dias corridos e um cremesheen pra momentos mais leves.

7 curtidas

Gente, eu assino embaixo do que foi dito sobre o Ruby Woo! Comigo ele também dura o dia todo, mas olha… tem que esfoliar bem os lábios mesmo, viu? Já tive dias em que ele rachou tudo porque minha boca estava ressecada . O acabamento é lindo, mas exige preparação.

5 curtidas

Você usa algum balm específico antes? Tô sentindo que o Ruby Woo tá craquelando muito em mim, mesmo quando passo um hidratante.

4 curtidas

Eu tenho usado o Lip Balm da Nivea (o azul escuro). Passo uns 15 minutinhos antes de aplicar o batom e depois tiro o excesso com papel. Isso já ajuda demais! Se tiver esfoliante labial em casa, melhor ainda fazer antes.

5 curtidas

Acho engraçado como o acabamento Satin divide opiniões. Eu gosto da sensação nos lábios, mas realmente ele sai muito fácil. Sempre preciso reaplicar. Agora, o Mehr (matte) é meu queridinho do dia a dia. Bonito, discreto e segura bem umas 6 horas comigo.

4 curtidas

Alguém aí já testou os batons líquidos da MAC? Eles seguram mais ou menos que os em bala? Tava de olho em alguns da linha Retro Matte Liquid.

5 curtidas

Já usei o Feels So Grand, da linha Retro Matte Liquid. A pigmentação é maravilhosa e a durabilidade é ainda maior que o Ruby Woo em bala. MAS… ele seca bem rápido e, se errar, dá trabalho de corrigir. Só recomendo com pincel fino e bastante cuidado!

5 curtidas