Minha pele é mista, com algumas áreas oleosas e outras secas. Quais cosméticos são ideais para equilibrar a hidratação e controlar a oleosidade nas áreas oleosas, ao mesmo tempo em que oferecem hidratação suficiente para as áreas secas, proporcionando um equilíbrio para toda a pele?
Eu tenho pele mista e, por muito tempo, sofri para encontrar produtos que equilibrassem as áreas oleosas e as secas. Depois de várias tentativas, descobri alguns cosméticos que me ajudam bastante.
No quesito limpeza, CeraVe Espuma de Limpeza Facial é incrível! Ele remove o excesso de oleosidade sem ressecar as partes mais secas do rosto.
Para hidratação, eu uso o Hidratante Dramatically Different Moisturizing Gel da Clinique, que é leve e absorve super rápido. Já para o protetor solar, o Anthelios Airlicium FPS 70 da La Roche-Posay funciona perfeitamente: mantém a zona T sequinha, mas não craquela nas partes mais secas.
E um truque que descobri é aplicar o Bepantol Derma Solução nas áreas mais ressecadas antes de dormir. Dá um super resultado!
Com a minha pele mista, o desafio sempre foi manter a zona T controlada sem deixar as bochechas com aquele aspecto repuxado.
Depois de muita pesquisa, montei uma rotina que funciona bem pra mim. Primeiro, eu lavo o rosto com o gel de limpeza Effaclar Concentrado da La Roche-Posay, que controla a oleosidade, mas não deixa a pele ressecar.
Depois, uso o Tônico Hidratante Facial da Nivea para equilibrar o pH. Para hidratar, o Neutrogena Hydro Boost Water Gel é perfeito, porque tem ácido hialurônico e não pesa nada.
E, claro, não abro mão do protetor solar! O Fusion Water da Isdin é bem leve e não deixa minha pele brilhosa.
Confesso que sofri bastante até entender a necessidade de usar produtos específicos para cada área do rosto.
O que deu certo pra mim foi começar com o sabonete Vichy Normaderm Gel de Limpeza Profunda, que limpa sem agredir.
Para hidratar, eu uso dois produtos diferentes: nas áreas oleosas, aplico o Effaclar Mat da La Roche-Posay, que ajuda a controlar o brilho; já nas partes mais secas, o Hidratante Fisiogel AI Creme faz milagres!
E um produtinho que mudou minha vida foi a Máscara de Argila Branca da Quintal, porque ela hidrata e controla a oleosidade ao mesmo tempo.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de maquiagem: MAC ou Sephora?
- Como escolher uma boa esponja de maquiagem?
- Qual é a melhor base para pele oleosa?
- Quais as bases ideais para pele madura?
- Quais as melhores sugestões de base para pele mista?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele retinta?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com tendência a oleosidade na zona T e secura nas bochechas?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com poros dilatados e textura irregular?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com manchas e descolorações?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele acneica e com imperfeições?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele sensível e propensa a alergias?
Minha pele é mista e super sensível, então encontrar os produtos certos foi quase como uma saga. Hoje, não abro mão do Sabonete Líquido Normaderm Phytosolution da Vichy, que é bem delicado.
Depois, aplico o sérum Minéral 89 da Vichy, que hidrata sem pesar. Como hidratante, alterno entre o Clinique Moisture Surge e o Hidratante Facial Light da Nivea, dependendo do clima.
E para o protetor solar, o Bioré Aqua Rich é meu queridinho, porque deixa a pele sequinha, mas ainda assim confortável.
Meu segredo é usar máscaras faciais hidratantes uma vez por semana, como a da Korres de Rosa Mosqueta, para equilibrar as partes secas.
Preciso de uma base que não fique laranja depois, qual vocês recomendam?
Minha experiência com pele mista melhorou muito depois que comecei a usar produtos mais focados. O Gel de Limpeza Purified Skin da Neutrogena é uma mão na roda para limpar sem agredir. Após lavar, passo o tônico Hidratante Calmante da Simple, que é bem leve. Para hidratação, o sérum Niacinamida 10% + Zinco 1% da The Ordinary ajuda a controlar a oleosidade e ainda hidrata. No protetor solar, o UV Defender Toque Seco da L’Oréal Paris virou meu favorito. E para finalizar, aplico à noite o Cicaplast Baume B5 da La Roche-Posay nas partes mais ressecadas.
Já tive esse problema de ficar com o rosto alaranjado e, pra resolver, comecei a usar a Estée Lauder Double Wear.
Ela tem uma cartela enorme de tons e não oxida quase nada. Outra dica é testar sempre na linha do maxilar e sair na luz natural. Isso salva a gente de comprar a base errada!
O segredo pra não ficar com o rosto laranja é escolher marcas que não oxidam muito. Gosto muito da Fenty Beauty Pro Filt’r, porque ela tem tons variados e acabamento natural. Sempre testo direto no rosto e espero alguns minutos pra ver se a cor muda. Também hidrato a pele antes com o primer da Smashbox pra garantir um acabamento perfeito.
Se a base tá deixando o rosto laranja, pode ser o subtom errado. Uso a MAC Studio Fix Fluid, porque ela tem tons bem específicos pra cada subtom, e nunca me deixou na mão.
Outra que adoro é a L’Oréal True Match, que tem um preço acessível e se adapta bem sem oxidar. Ah, e sempre finalizo com o pó translúcido da Laura Mercier pra segurar tudo no lugar.
Eu demorei a encontrar os produtos certos, mas hoje estou feliz com minha rotina. O sabonete facial que uso é o Cleanance Gel da Avène, que limpa sem agredir.
Para hidratação, gosto de usar o Hidratante Gel-Creme Matificante da Mary Kay, porque controla o brilho e hidrata ao mesmo tempo.
O protetor solar que nunca me decepciona é o Episol Color FPS 50, porque também ajuda a uniformizar a pele.
E como tratamento semanal, a máscara Moisture Surge Overnight da Clinique salva as áreas mais secas.