Para quem é vegano ou simplesmente busca alternativas sem ingredientes de origem animal, qual é a melhor marca de chocolate vegano? Quero um que seja gostoso e não tenha aquele gosto “diferente”. Alguma recomendação que seja fácil de encontrar?
Olha, eu virei vegana há uns dois anos, e confesso que uma das coisas que mais senti falta no início foi chocolate.
A maioria dos que eu achava tinha aquele gosto meio amargo demais ou com uma textura estranha. Depois de testar várias marcas, a que me conquistou foi a Only 4.
Sério, eles têm uma versão com castanha de caju e nibs de cacau que é simplesmente viciante. É doce na medida certa, não tem nada de leite, e a textura é super cremosa.
O nome é esse mesmo: Only 4, porque só tem quatro ingredientes e nada de químico. Encontro fácil nas lojas Mundo Verde e até no Pão de Açúcar, é uma das melhores de marcas de chocolate!
Eu também sempre procuro chocolates veganos que tenham sabor de chocolate “normal”, sabe? Porque alguns são muito amargos ou com gosto de gordura vegetal, e não rola.
A melhor marca que eu encontrei foi a Chocolife. Eles têm uma linha chamada +LOVE, que é vegana e funcional (sem açúcar, sem glúten, sem leite, sem soja). Mas o que me surpreendeu mesmo foi o sabor parece chocolate tradicional!
O de frutas vermelhas com 70% cacau é maravilhoso. E o melhor é que vende até em farmácia grande, tipo Drogasil, então é bem acessível.
Se você quer um chocolate vegano que realmente não tenha aquele gosto “diferente”, minha dica de ouro é o Lindt Excellence 70% cacau.
Ele não é oficialmente vegano (porque pode conter traços), mas a composição é limpa, sem leite. Tem um sabor intenso e uma textura super boa.
É ótimo pra quem está começando a reduzir os produtos de origem animal, porque o sabor é muito próximo de um chocolate premium tradicional. Encontro direto no Carrefour e até na Americanas.
Eu sou do time que ama chocolate ao leite, então foi difícil me adaptar no começo. Mas aí descobri a Super Vegan, uma marca 100% vegana e brasileira.
Eles têm várias versões, incluindo uma com “leite” de coco e cookies, que é perfeita pra quem curte algo mais doce e cremoso.
A textura lembra muito chocolate ao leite mesmo. O preço é um pouco mais alto, mas vale cada pedacinho. Compro pelo site deles ou em empórios naturais aqui em São Paulo.
Queria saber se chocolate demais faz mal?
Depois de testar vários chocolates que pareciam mais remédio do que sobremesa, eu acabei encontrando uma opção que virou meu xodó: o Monama.
Eles têm barras com 70% cacau, veganas, com ingredientes orgânicos e um toque de baunilha que tira aquele gosto muito forte do cacau.
O que mais gosto é que eles equilibram bem o sabor não é amargo demais, nem doce demais. É o tipo de chocolate que agrada até quem não é vegano. Sempre vejo nas lojas Zona Cerealista ou online.
Quem me salvou nessa busca por chocolate vegano foi a Amma Chocolates. É uma marca brasileira, super preocupada com o meio ambiente, e todos os chocolates são orgânicos e veganos. O de 60% cacau com cupuaçu é fora de série.
Não tem nada daquele amargor exagerado e nem textura esfarelenta que alguns veganos têm. É macio, saboroso, e tem um gosto muito autêntico de chocolate mesmo. Tem na Raia, na Drogasil e no site deles, então não é difícil de achar.
Pra ser sincera, eu só fui perceber que muito chocolate fazia mal quando comecei a ter crises de ansiedade.
Sempre achei que era só um doce inofensivo, mas comecei a comer demais quando estava estressada no trabalho.
Era tipo um conforto, sabe? Só que o que vinha depois era péssimo: coração acelerado, culpa, insônia.
Fui conversar com minha nutricionista e ela explicou que o açúcar em excesso pode afetar até nosso sistema nervoso. Fiquei chocada!
Hoje ainda como, claro, mas aprendi a identificar quando estou comendo por prazer e quando é só um escape emocional. Isso fez toda a diferença pra mim.
Vou defender o chocolate aqui, rs. Na minha experiência, o problema é mais com os chocolates industrializados e cheios de açúcar.
Já tive enxaquecas fortes por causa de chocolate ao leite, principalmente aqueles com recheio artificial. Mas quando descobri os chocolates mais puros, com 70% de cacau ou mais, a história mudou.
Eles matam a vontade com pouco e não me deixam mal depois. Acho que o segredo está em escolher bem o tipo de chocolate. Muito chocolate ruim faz mal, mas um bom chocolate, mesmo se comer um pouco mais, é outro papo.
No meu caso, o excesso de chocolate atrapalha o sono. Já tive noites viradas por conta de umas barras que comi à noite.
E eu nem fazia ideia que chocolate tinha cafeína! Só fui entender depois de pesquisar o motivo da minha insônia.
Fora isso, percebi que fico meio “ligada no 220” quando como muito chocolate de uma vez, e depois vem um cansaço estranho.
Então agora deixo pra comer de manhã ou no máximo à tarde. E só um quadradinho, pra não ter surpresa. É uma delícia, mas não dá pra abusar.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de chocolate quente?
- Lindt é o melhor chocolate do mundo?
- Quais são as melhores marcas de chocolates importados?
- Quais são as melhores marcas de chocolate 50%?
- Qual chocolate em pó é mais saudável?
- Qual é o melhor chocolate em pó para cappuccino caseiro?
- Quais são as melhores marcas de chocolates com alto teor de cacau?
- Qual a marca de cacau em pó é mais saudável?
- Qual é a melhor marca chocolate em pó para brigadeiro?
- Qual a melhor marca de chocolate em pó para crianças?
- Harald Melken chocolate em pó 50% cacau é bom?
- Quais são as melhores marcas de chocolates veganos?
- Quais são as melhores marcas de chocolates finos no Brasil?
- Qual o melhor: Cacau, Sicão ou Melken?
- Qual é o melhor chocolate, belga ou suíço?
- Chocolate suiço Frey é bom?
- Chocolate suíço Halba é bom?
- Qual a melhor marca de chocolate nobre?
- Qual a melhor marca de chocolate em pó orgânico?
- Qual a melhor marca de chocolate: Lindt ou Godiva?
- Chocolate Suíço Cailler é bom?
- Qual a diferença do chocolate belga para o nobre?
- O chocolate Melken é bom?
- Qual o melhor: Cacau, Sicão ou Melken?
- O chocolate Genuine Branco é bom?
- Quais são as melhores marcas de chocolate nobre?
- Qual é a melhor marca de chocolate importado?
- Quais são os chocolates da Kopenhagen?
- Qual chocolate da Nestlé não tem glúten?
- Qual marca de chocolate não tem glúten?
- Quais são os 4 tipos de chocolate?
- Quais são os ingredientes do chocolate em pó Dois Frades?
- Qual a melhor marca de chocolate branco para derreter e moldar?
Chocolate é tipo aquele amigo que a gente ama, mas que quando passa do ponto, começa a dar problema. Já tive crise de refluxo depois de comer muito chocolate à noite, principalmente os mais gordurosos.
E o pior é que demorei pra fazer a associação. Quando reduzi, o refluxo praticamente sumiu. Hoje
dou preferência para o meio amargo e tento não comer antes de dormir.
Ainda amo chocolate, mas entendi que ele precisa ter limite senão, vira um inimigo silencioso.
Pra mim, muito chocolate sempre foi sinônimo de exagero emocional. Sempre que eu tava triste, ia direto no chocolate. E comia muito, não era só um bombonzinho.
O problema é que isso virou um padrão. E o corpo começou a reclamar: acne, intestino preso, sensação de cansaço constante.
Depois de um tempo, comecei a olhar pra isso de forma mais consciente. Hoje vejo o chocolate como um mimo, não uma necessidade.
Um quadradinho por dia, às vezes até dois, mas sem culpa e sem exagero. Faz toda a diferença!