Pilha recarregável da Duracell ou da Panasonic: qual dura mais?

Uso bastante em controle remoto e câmera. Alguém já testou as duas? Qual tem melhor desempenho?

7 curtidas

Eu uso pilhas recarregáveis há uns bons anos, especialmente em controles de Xbox e equipamentos fotográficos.

Já testei tanto a Duracell quanto a Panasonic Eneloop, e vou ser direto: as da Panasonic duram mais.

A Eneloop é famosa justamente pela estabilidade de carga e por conseguir manter uma boa autonomia mesmo após dezenas de recargas.

Já tive pilhas Duracell que começaram bem, mas com o tempo percebi que elas perderam capacidade mais rápido. Nada contra a Duracell, são boas também, mas em uso prolongado a Eneloop leva vantagem.

5 curtidas

Minha experiência é com produtos do dia a dia controle remoto, mouse sem fio, lanternas etc. Sempre usei as recarregáveis da Duracell, mais por serem fáceis de encontrar.

Nunca tive grandes problemas, mas recentemente comprei um kit da Panasonic Eneloop por recomendação de um amigo fotógrafo. E olha… que diferença!

Elas seguram a carga por semanas, mesmo sem uso. Me surpreendi muito. A Duracell é boa, mas a Panasonic parece pensada pra durar mesmo. Agora só quero trocar tudo por Eneloop, esse vídeo pode te ajudar!

5 curtidas

Uso essas pilhas mais pra jogos e periféricos (controle de PS4, teclado mecânico, etc). Tive pilhas Duracell Recharge Ultra por um tempo e gostei bastante do desempenho no começo.

Elas aguentavam bem umas 6-8 horas contínuas de uso em jogos. Mas depois de 6 meses, já notei queda na autonomia.

Aí parti pras Eneloop da Panasonic e sinceramente, foi um upgrade de outro nível. Parece que a energia se mantém constante até o final, sem aquele “morrendo aos poucos” da Duracell.

Então sim, Panasonic dura mais principalmente depois de várias recargas.

4 curtidas

Eu gosto muito da Duracell, sempre comprei por tradição mesmo, e nunca tinha me atentado pra essa comparação.

Mas de uns tempos pra cá, percebi que minhas pilhas recarregáveis não estavam durando tanto quanto antes, mesmo sendo relativamente novas.

Uma amiga minha, que é fotógrafa, vive dizendo que as Eneloop são imbatíveis. Tô começando a acreditar, rs.

Acho que a Duracell é boa, mas pra usos mais intensos talvez não seja a melhor opção. Estou pensando seriamente em fazer essa troca no próximo mês.

7 curtidas

Gente como saber se a pilha é boa?

4 curtidas

Trabalho com trilhas e acampamentos e dependo MUITO de lanternas, GPS portátil e rádios. Já testei pilha de tudo quanto é tipo.

As Duracell funcionam bem, especialmente logo após a carga, mas em condições frias ou de uso prolongado, percebi que elas descarregam mais rápido.

Já com as Panasonic Eneloop, a coisa muda: elas duram mais e aguentam melhor temperaturas baixas.

Já fiquei 3 dias acampando usando um único jogo de Eneloop numa lanterna, e elas só foram descarregar no último dia. Então, pra quem precisa de autonomia real, recomendo a Panasonic.

5 curtidas

Acho que depende muito do uso. Se for algo esporádico, como um controle remoto ou mouse, as duas se saem bem.

Eu uso as Duracell em controles e nunca tive problema, mas confesso que nunca usei elas até descarregar completamente, então talvez por isso elas ainda pareçam boas.

Um amigo meu usa as Eneloop e jura que são melhores. Ele até fez uns testes com multímetro e mediu a capacidade residual depois de recargas, e me mostrou que a Panasonic segura mais energia por mais tempo, especialmente após muitas recargas. Aí fiquei até desconfiado das minhas Duracell.

4 curtidas

Quando eu quero saber se a pilha ainda tá boa, o meu jeito mais prático é colocar direto no controle remoto ou em algum aparelho que eu sei que é sensível tipo aquele relógio de parede ou uma lanterna.

Se o controle começar a falhar, ou o botão ficar meio lento pra responder, já sei que tá fraca. Agora, se o aparelho nem liga, aí tenho certeza de que a pilha já era.

Eu prefiro testar assim porque nem sempre confio só em olhar o visual da pilha. Às vezes parece nova, mas tá descarregada.

5 curtidas

Pode parecer meio estranho, mas eu costumo pegar a pilha na mão e sentir o peso. Quando a pilha tá muito leve, principalmente aquelas alcalinas, pra mim é sinal de que ela já foi usada até o fim.

As pilhas novas, geralmente, são um pouco mais pesadas. É claro que não é um método 100% garantido, mas depois de um tempo você pega o jeito, sabe?

Principalmente se você costuma usar o mesmo tipo de pilha sempre. Já me salvou várias vezes quando não tinha testador por perto.

4 curtidas

Eu tenho um multímetro em casa, então quando quero ter certeza mesmo, eu pego ele e meço a voltagem.

A pilha comum tem que dar perto de 1.5V quando tá cheia. Se estiver abaixo de 1.2V, por exemplo, eu já considero que tá no fim.

Acho que esse é o jeito mais seguro de saber, principalmente quando a pilha tá em algum equipamento que não mostra sinais claros.

Já usei também aqueles testadores próprios pra pilha bem simples de usar, e me ajudam a evitar desperdício ou de colocar pilha descarregada sem saber.

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!

4 curtidas

Eu costumo olhar bem de perto a pilha antes de usar, mesmo que ela pareça boa. Se tiver algum vazamento, ferrugem ou aquele pó branco na parte de baixo, eu nem arrisco jogo fora na hora.

Outro sinal pra mim é quando a pilha esquenta rápido ao usar. Aí sei que tem algo errado. Às vezes, mesmo sem usar, a pilha vai ‘vazando’ com o tempo, principalmente se ficou guardada em lugar quente ou úmido.

Então pra mim, o visual da pilha já diz muita coisa sobre a qualidade e se ela ainda presta.

5 curtidas

Eu gosto de testar pilha no uso real mesmo. Compro um par, coloco no mouse ou no controle da TV, e fico de olho em quanto tempo ela aguenta.

Já percebi que algumas marcas duram quase o dobro de outras, mesmo sendo do mesmo tipo. Então, hoje em dia, eu meio que sei quando uma pilha é boa só pela experiência.

Se coloco ela num aparelho e dura semanas sem precisar trocar, pra mim já é uma pilha confiável. Se começa a falhar em poucos dias, já sei que não vale a pena comprar de novo.

5 curtidas