Asus (ROG Phone), Lenovo (Legion) e RedMagic (Nubia) são focadas no público gamer, com celulares que oferecem alto desempenho, telas com taxa de atualização elevada e sistemas de resfriamento.
Se tem uma marca que me conquistou de verdade quando o assunto é celular pra jogos, é a Asus, principalmente com a linha ROG Phone. Eu já usei o ROG Phone 5 e, cara, é outro nível.
O desempenho é absurdo ele roda qualquer jogo no máximo, sem engasgar, mesmo depois de horas jogando.
A taxa de atualização da tela é altíssima, o som é potente e ainda tem sistema de resfriamento ativo, que faz muita diferença quando o jogo exige demais.
Outra coisa que me pegou foi a atenção nos detalhes: os gatilhos ultrassônicos, os acessórios que você pode acoplar e até o design que é todo voltado pra quem realmente joga no celular. Se você leva jogo a sério, essa é uma marca que vale cada centavo.
A Xiaomi já é conhecida por oferecer bom custo-benefício, mas quando eu descobri a linha Black Shark, percebi que eles também sabem fazer celular gamer de verdade. Eu tive o Black Shark 4, e ele me surpreendeu muito.
O aparelho é potente, com processador topo de linha, boa refrigeração e, o que mais me chamou atenção, botões físicos que se levantam da carcaça e ajudam MUITO nos jogos tipo shooter.
A interface também tem um modo gamer que otimiza o sistema pra performance, além de permitir configurar várias coisas que fazem diferença em gameplay.
É uma ótima escolha se você quer desempenho de ponta sem pagar tão caro quanto em outras marcas.
A Lenovo foi uma grata surpresa pra mim no mundo dos celulares gamers. Eu testei o Legion Phone Duel, e é um aparelho que parece feito especificamente pra quem joga, sem enrolação.
O design é ousado, com câmera pop-up lateral (ótimo pra streamar jogando) e sistema de resfriamento duplo, o que faz diferença real na prática. O desempenho é altíssimo, e dá pra jogar qualquer título pesado com gráficos no talo.
Uma coisa que me conquistou foi o carregamento super rápido com duas portas USB-C você carrega o celular em tempo recorde.
É um aparelho que entrega muito pra quem quer uma experiência focada em games.
Como saber se o celular roda bem os jogos?
Quando me falaram da RedMagic, confesso que fiquei meio com o pé atrás por não conhecer muito bem a marca. Mas depois de experimentar o RedMagic 8 Pro, eu fiquei impressionado.
Eles realmente pensaram no gamer hardcore: tela com taxa de atualização absurda, ventilador interno, modo gamer dedicado e, o mais importante, uma performance que não decepciona.
Os jogos rodam lisinhos, e o celular mal esquenta. Além disso, o design é bem agressivo, com iluminação RGB e acabamento que dá a sensação de que você está segurando um console portátil.
Pra quem quer um celular gamer com visual chamativo e alto desempenho, a RedMagic é uma das minhas primeiras recomendações.
Quando quero saber se um celular vai rodar bem jogos pesados, a primeira coisa que olho é o processador. Não adianta ter um celular bonito se ele não tem um chip potente por dentro.
Eu sempre pesquiso qual é o modelo do processador e comparo com os que sei que são bons pra jogos, tipo os da linha Snapdragon 800 e poucos ou os Dimensity mais fortes.
Se o processador for fraco, o jogo até roda, mas trava, esquenta ou gasta bateria feito louco. Então eu já aprendi: olhar a ficha técnica não é frescura, é o básico pra não jogar dinheiro fora.
Eu costumo ver vídeos de teste no YouTube antes de comprar qualquer celular pra jogar. É diferente de só ver a ficha técnica, porque nos vídeos dá pra ver como o celular realmente se comporta jogando algo pesado, tipo Genshin Impact ou Call of Duty Mobile.
Se o celular roda liso, com gráficos no máximo e sem engasgar, aí sim eu considero. Já teve vez que o celular parecia bom no papel, mas nos vídeos dava pra ver que ele esquentava demais ou perdia desempenho com o tempo.
Então pra mim, ver o aparelho em uso real é o que realmente me convence.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de carregador portátil com melhor capacidade de tempo?
- Qual a melhor marca de smartphone para fotografia?
- Dicas de celular Samsung com ótimo custo-benefício
- Discussão sobre o smartphone mais impressionante do mercado
- Duelo de titãs: A54 vs. M54
- Buscando celular custo-benefício até R$ 1500
- Escolha entre celular A14 ou M14
- Qual a melhor marca de celular do momento?
- Qual celular comprar com até R$1000?
- Qual o melhor smartphone da Samsung?
- Quais as melhores opções de smartphone até R$ 1000?
- Sugestões para o melhor celular da Motorola
- Que celular vale a pena por menos de R$ 2000?
- Que celular consigo comprar de no máximo R$ 3 mil?
- Qual é melhor, Samsung S24 ou iPhone 14?
- Qual o melhor S23 ou iPhone 15?
- Qual a melhor câmera, iPhone 14 ou Samsung S23 Ultra?
- Qual a melhor câmera de celular, iPhone ou Samsung?
- Qual bateria dura mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual é a melhor opção entre o Samsung S23 e o iPhone 13?
- Qual compensa mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual Samsung bate de frente com o iPhone?
- Qual celular é mais seguro contra hackers?
- O Samsung S23 é melhor que o iPhone?
- Qual celular é mais seguro, iPhone ou Samsung?
- Vale a pena trocar do iPhone para um Samsung?
- O POCO é melhor que o Redmi?
- Qual Xiaomi tem a melhor bateria?
- Quais são as vantagens de ter um iPhone 11?
- iPhone 13 vantagens e desvantagens
- Qual é melhor, Xiaomi ou Samsung?
- O Xiaomi Redmi Note 13 Pro é bom?
- Qual é melhor, Poco X6 ou Note 13 Pro?
- Qual o Xiaomi com a melhor câmera?
- Qual o melhor celular da Xiaomi lançado?
- Qual a linha mais alta da Xiaomi?
- Quais são as melhores marcas de carregadores sem fio (wireless) para celulares?
- Quais marcas de carregadores rápidos são mais confiáveis e compatíveis com múltiplos dispositivos?
- Quais são as marcas mais indicadas para quem busca um celular para jogos (gaming phones)?
Uma coisa que eu aprendi com o tempo é que a RAM também pesa muito na hora de rodar jogos. Hoje em dia, eu nem considero um celular com menos de 6 GB de RAM se for pra jogar de verdade.
Quanto mais RAM, melhor o celular segura o jogo aberto sem fechar outros aplicativos ou ficar recarregando tudo.
Eu costumo jogar e ainda deixo música rolando em segundo plano ou respondo mensagem, então se a RAM for pouca, o celular já começa a engasgar.
Ter bastante RAM ajuda até na vida útil do celular ele aguenta jogos por mais tempo sem ficar ultrapassado rápido.
Eu também levo em consideração o tipo de tela que o celular tem. Muita gente foca só no desempenho interno, mas se a tela for ruim, a experiência do jogo perde muito.
Eu prefiro telas com taxa de atualização alta, tipo 90Hz ou 120Hz, porque o jogo fica muito mais fluido.
E também olho se o toque da tela responde bem, porque não adianta ter um celular potente se a tela atrasa na hora de atirar ou movimentar o personagem. Pra mim, uma tela boa faz quase tanta diferença quanto o processador em jogos.