Quero saber se a farinha de trigo Santa Clara é boa?
Gente, vou ser bem sincera: eu uso a farinha de trigo Santa Clara há mais de cinco anos aqui em casa, principalmente pra fazer pães, bolos e massas caseiras. Sempre tive um bom resultado com ela.
A textura da massa fica leve, ela absorve bem os líquidos e não deixa aquele gosto estranho que algumas marcas mais baratas acabam deixando.
Já comparei com outras farinhas até mais caras, mas a Santa Clara sempre me entregou constância na qualidade, sabe?
Outra coisa que gosto é que ela vem sempre bem embalada, nunca tive problema com umidade ou bicho, que é algo que já me aconteceu com outras marcas. Enfim, pra mim é ótima, recomendo mesmo!
Então, eu comprei a farinha de trigo Santa Clara uma vez porque era a que estava em promoção no mercado.
Usei pra fazer um bolo de cenoura e também uma receita de panqueca. O resultado foi ok, mas não achei nada muito diferente.
O bolo cresceu normalmente, mas a textura não ficou tão fofinha quanto quando uso a Dona Benta, por exemplo. Eu diria que é uma farinha honesta, cumpre o papel, mas não é minha primeira escolha.
Acho que depende muito do que você vai preparar com ela. Pra receitas mais básicas, ela dá conta. Mas se quiser algo mais refinado, talvez não seja a melhor.
Olha, a minha experiência foi completamente o oposto da maioria aqui. Comprei a Santa Clara pra testar, porque vi muitas pessoas falando bem, mas sinceramente me decepcionei.
Fiz pão caseiro e a massa simplesmente não cresceu como deveria. Achei a farinha meio pesada, e o pão ficou denso demais, até meio úmido por dentro.
Achei o cheiro um pouco estranho também, meio rançoso, sabe? Pode ter sido um lote ruim, não sei, mas fiquei com um pé atrás.
Depois disso, voltei pra minha de confiança, que é a da Nita. Talvez eu tente de novo no futuro, mas por enquanto, não recomendo, é uma das melhores farinha de trigo marcas de qualidade!
Na minha opinião, a Santa Clara é uma das melhores opções de farinha de trigo no mercado quando a gente pensa em custo-benefício.
Ela é bem acessível e funciona muito bem pra quase tudo que eu faço: bolos, biscoitos, tortas… Até minha massa de pizza fica ótima com ela!
Claro, ela não é uma farinha super refinada ou premium, mas se a gente souber usar direitinho, os resultados são incríveis. Já fiz bolo de festa com ela e todo mundo elogiou.
E o melhor: encontro fácil em mercados de bairro, o que ajuda demais no dia a dia. Recomendo sim!
Gente farinha de trigo integral é boa?
Eu gosto bastante da Santa Clara, principalmente pras receitas do cotidiano. Faço muito pão de queijo, bolo simples, panqueca… essas coisas mais práticas.
Ela tem uma textura boa, não empelota, e rende bem. O que mais me agrada é que ela é estável não muda de qualidade de um pacote pro outro.
Já vi marcas que, num mês, funcionam bem e no outro, parece outra farinha. Com a Santa Clara nunca tive esse problema.
Só não acho que seja ideal pra confeitaria mais fina ou massas muito delicadas, tipo massa folhada. Mas no geral, é uma farinha que atende bem à maioria das receitas.
Sempre gostei de fazer pães e bolos em casa, e por muitos anos só usei farinha branca. Até que um dia, por recomendação da nutricionista, resolvi experimentar a farinha de trigo integral.
Confesso que no começo achei o sabor meio forte e a textura diferente, mais pesada. Mas, com o tempo, fui ajustando as receitas, usando ingredientes que combinam melhor com esse tipo de farinha (como mel, banana e castanhas) e hoje em dia já me acostumei.
O que mais notei foi a diferença na digestão. Me sinto menos estufada, mais saciada e com mais energia ao longo do dia. Fora que ela tem mais fibras e nutrientes, né? Então, pra mim, vale muito a pena. Não larguei a branca totalmente, mas a integral virou minha favorita.
Eu tentei usar farinha de trigo integral por um bom tempo, principalmente porque queria deixar minha alimentação mais saudável.
Fiz pão, panqueca, bolo… mas, sinceramente, nunca consegui gostar 100%. Acho o gosto mais forte, às vezes até amargo dependendo da marca, e a textura sempre acaba ficando mais seca.
Talvez eu não tenha acertado nas proporções ou nas receitas ideais, mas acabei voltando pra farinha branca mesmo. O que faço agora é misturar: coloco metade branca, metade integral. Assim consigo o equilíbrio entre sabor e os benefícios nutricionais.
Ainda quero tentar outras farinhas mais saudáveis também, tipo aveia ou espelta, mas a integral pura, infelizmente, não rolou comigo.
Aqui em casa, a farinha de trigo integral já faz parte da despensa há anos. Uso pra tudo: panqueca, pão de queijo fit, bolo de cenoura, biscoitinhos… Ela tem um sabor mais terroso, mais encorpado, que eu gosto bastante.
E como eu tento manter uma dieta rica em fibras, ela ajuda muito. Além disso, dá uma saciedade maior então eu como menos e fico satisfeita por mais tempo.
Uma dica que funcionou muito bem pra mim foi sempre peneirar a farinha antes de usar, pra deixar a textura mais leve. E não adianta: quanto melhor a marca, melhor o resultado na receita.
Tem umas farinhas integrais mais grossas que deixam tudo meio pesado, mas outras são bem fininhas e fáceis de trabalhar. Vale experimentar!
Meu filho tem algumas restrições alimentares e, por orientação da pediatra e da nutricionista, começamos a incluir mais alimentos integrais na alimentação dele. A farinha de trigo integral foi uma das primeiras substituições que fiz.
No começo, ele estranhou bastante os pães que eu fazia, mas depois que aprendi a fazer com fermentação natural e adicionar ingredientes como abóbora ou cenoura pra deixar mais úmido, ele se adaptou bem.
Hoje, uso a farinha integral até nos bolinhos que mando pra lancheira da escola. Sei que é mais saudável, tem mais fibras e nutrientes, e isso me tranquiliza como mãe.
Até meu marido, que era super resistente, começou a preferir o pão integral caseiro que faço do que o pão branco da padaria.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo para salgados?
- Qual a farinha de trigo mais saudável?
- Qual a melhor marca de farinha de trigo para pão?
- Quais são as melhores marcas de farinhas de trigo para bolo?
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo tipo 1?
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo importada?
- Qual é a melhor marca de farinha de trigo integral?
- Qual é a melhor marca de farinha mais saudável que existe?
- Qual a melhor marca de farinha com menor índice glicêmico?
- Qual é a melhor marca farinha de trigo italiana?
- Qual farinha de trigo é melhor, Dona Benta ou Vilma?
- Qual a melhor farinha de trigo do Rio Grande do Sul?
- Farinha de trigo Venturelli é boa?
- Qual a melhor marca de farinha para fazer pizza?
- A farinha Globo Superiore é boa?
- A farinha de trigo Globo é boa?
- Qual é a melhor farinha de trigo nacional?
- A farinha de trigo Select é boa?
- A farinha de trigo Finna é boa?
A farinha de trigo integral tem muitos benefícios, disso ninguém duvida. É rica em fibras, tem mais vitaminas do complexo B e é menos processada.
Mas ela também é mais exigente na hora de cozinhar. Se você só trocar a farinha branca pela integral numa receita tradicional, vai acabar com um bolo seco, pesado, que não cresce direito. Eu aprendi isso na marra.
Hoje, uso uma abordagem diferente: ajusto os líquidos da receita, deixo a massa descansar um pouco mais, coloco frutas ou iogurte pra ajudar na umidade… e dá super certo!
Então, na minha opinião, sim, a farinha integral é muito boa mas você precisa aprender a trabalhar com ela. Não é só substituir e pronto. Mas vale o esforço!