Queria saber qual a melhor farinha italiana?
Olha, eu sou completamente apaixonada por culinária italiana, principalmente massas feitas em casa. Já experimentei várias farinhas italianas, mas a que me conquistou mesmo foi a Caputo Tipo 00.
Ela tem uma textura finíssima, absorve super bem a água e deixa a massa elástica, fácil de trabalhar.
Uso tanto pra pizza quanto pra massas frescas, como tagliatelle e ravióli. Já testei outras marcas boas, tipo a Molino Grassi, que também tem ótima qualidade, mas a Caputo me dá sempre o resultado mais consistente. É meio carinho, sim, mas pra mim vale cada centavo.
Então, vou te dizer o que funcionou aqui em casa: a Le 5 Stagioni. Eu uso pra fazer pizza napolitana, e a diferença é absurda quando comparo com farinha nacional ou mesmo com algumas outras importadas.
A fermentação é mais estável, o sabor da massa fica mais suave e o miolo da pizza… nossa, leve, aerado, sabe?
Já usei a Caputo também, e não tenho nada contra, mas senti que a Le 5 Stagioni combina melhor com o meu método de fermentação lenta na geladeira.
Acho que o lance é testar, porque cada farinha tem um comportamento diferente dependendo do clima e da receita.
Sou padeiro amador e comecei a explorar as farinhas italianas depois de muito apanhar fazendo pão de fermentação natural. A que mudou meu jogo foi a Molino Dallagiovanna.
É uma farinha que tem uma força alta, perfeita pra fermentações longas. O glúten que ela forma é super forte, então consigo fazer aquelas estruturas lindas de pão com alvéolos abertos e casca crocante.
Eu compro direto com um importador, porque não acho fácil em mercado comum. Se você curte fazer pão, vale a pena dar uma chance pra essa marca!
Pra mim, não tem nada melhor que a Farina Caputo Cuoco. Eu faço pizza em forno a lenha e essa farinha aguenta altas temperaturas como nenhuma outra.
A massa cresce do jeito certo, fica crocante por fora e macia por dentro. Já tentei usar farinha nacional e até outras italianas que achei mais baratas, mas sempre me arrependi.
A Cuoco é equilibrada, tem boa força (W300+) e sabor neutro, o que deixa a cobertura da pizza brilhar. Não troco por nada, é uma das melhores farinha de trigo marcas de qualidade!
Gente, eu não sou chef nem nada, mas sou apaixonado por massas caseiras. Depois de errar muito, percebi que o segredo não tá só na receita, mas na farinha.
A que mais funcionou pra mim até agora foi a Petra 7220, que é mais difícil de achar, mas incrivelmente boa.
É cara, sim, mas o sabor e a textura que ela dá pras massas é nível restaurante. A massa não quebra, não gruda, fica suave e com um sabor levemente adocicado. Me sinto um chef quando uso ela, rs. Vale cada centavo se você curte cozinhar com carinho.
Gente farinha de trigo integral é melhor mesmo?
Olha, pra mim a farinha de trigo integral é bem melhor sim, principalmente porque eu passei a cuidar mais da alimentação depois que descobri que estava com pré-diabetes.
A versão integral tem um índice glicêmico mais baixo, então ajuda a evitar picos de açúcar no sangue. Além disso, sinto que ela me deixa mais saciada tipo, como um pão integral no café da manhã e passo horas sem sentir fome.
No começo estranhei um pouco o sabor, confesso, mas depois me acostumei e hoje em dia até prefiro o gostinho mais rústico. Não troco mais!
Depende muito do que você tá procurando. Eu, por exemplo, curto mais a farinha branca pra bolos e massas porque acho que a textura fica mais leve, mais fofinha.
Já tentei fazer pão integral com 100% de farinha de trigo integral e não ficou legal, ficou meio seco, sabe? Então o que faço hoje é misturar tipo, metade branca, metade integral.
Assim, consigo manter um pouco das fibras e nutrientes da integral sem perder totalmente a maciez. No fim, não acho que uma seja “melhor” que a outra, só tem usos diferentes mesmo.
Eu troquei pra farinha de trigo integral depois de começar a fazer reeducação alimentar e, sinceramente, foi um divisor de águas. Comecei a prestar atenção nos rótulos e percebi o quanto a farinha branca passa por processos que tiram boa parte dos nutrientes.
A integral, mesmo sendo mais escura e um pouco mais pesada, tem muito mais fibra e ajuda no intestino algo que pra mim era um problemão.
Hoje em dia até minha família aderiu, faço panquecas, pães e até biscoitos com ela. Claro, o sabor é diferente, mas é uma questão de costume. Com o tempo, a gente aprende a amar.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo para salgados?
- Qual a farinha de trigo mais saudável?
- Qual a melhor marca de farinha de trigo para pão?
- Quais são as melhores marcas de farinhas de trigo para bolo?
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo tipo 1?
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo importada?
- Qual é a melhor marca de farinha de trigo integral?
- Qual é a melhor marca de farinha mais saudável que existe?
- Qual a melhor marca de farinha com menor índice glicêmico?
- Qual é a melhor marca farinha de trigo italiana?
- Qual farinha de trigo é melhor, Dona Benta ou Vilma?
- Qual a melhor farinha de trigo do Rio Grande do Sul?
- Farinha de trigo Venturelli é boa?
- Qual a melhor marca de farinha para fazer pizza?
- A farinha Globo Superiore é boa?
- A farinha de trigo Globo é boa?
- Qual é a melhor farinha de trigo nacional?
- A farinha de trigo Select é boa?
- A farinha de trigo Finna é boa?
Sinceramente? Eu tentei gostar da farinha integral, mas não rolou. Acho o gosto meio amargo e a textura pesada demais.
Fiz umas panquecas com ela uma vez e ficaram meio “massudas”. Pro meu paladar, a farinha branca ainda ganha
. Sei que a integral é mais saudável, tem mais fibra, essas coisas… mas no fim das contas, eu prefiro comer o que me dá prazer e depois compenso de outras formas, com frutas, verduras e exercícios. Acho que a gente tem que equilibrar, e não se forçar a comer o que não gosta.
Eu tenho uma visão bem prática sobre isso: pra mim, farinha integral é melhor no sentido de nutrição, mas não necessariamente no sabor ou na textura.
Então o que faço é adaptar. Se vou fazer pão caseiro, uso 70% de farinha integral e 30% de farinha branca.
Pra bolos, coloco só um pouco da integral pra não perder a maciez. Assim, consigo aproveitar o melhor dos dois mundos.
O segredo é testar as receitas até encontrar o ponto certo. Ah, e uma dica: se a farinha integral for muito grossa, dá pra passar no processador pra deixar mais fina, ajuda bastante.