Pessoal, estou com dúvida em relação à notebooks, poderiam me ajudar? Na sua opinião, qual é o melhor notebook: Samsung Book ou Dell Inspiron?
Olha, eu testei os dois por um bom tempo, porque na empresa onde eu trabalhava a gente usava Samsung Book e, em casa, eu tinha um Dell Inspiron. Posso dizer com tranquilidade que, em termos de construção, o Dell leva vantagem.
O acabamento é mais robusto, parece que ele vai durar mais anos. Já o Samsung, embora seja mais leve, me pareceu mais frágil. Agora, em performance, dependendo da configuração, os dois entregam bem.
O Dell com SSD voa, mas o Samsung tem um boot rápido também. A grande diferença que me fez escolher o Dell foi o suporte técnico.
Quando precisei da assistência da Samsung, foi uma dor de cabeça. Já com a Dell, o atendimento foi rápido e resolveram meu problema sem enrolação. Então, pra mim, o Dell Inspiron é o melhor custo-benefício no longo prazo.
Eu escolhi o Samsung Book porque precisava de um notebook para estudar, trabalhar e ainda fazer umas edições leves de vídeo. Não tenho do que reclamar!
Ele é silencioso, esquenta pouco e o teclado é muito confortável pra digitar por horas. O que me surpreendeu foi o preço: comparando com os modelos equivalentes da Dell, o Samsung era bem mais em conta.
Pra quem está com o orçamento apertado, vale muito a pena. E sinceramente? Não vi diferença absurda na performance.
Às vezes, a galera paga mais por marca. Se você souber escolher uma boa configuração do Samsung Book, ele aguenta o tranco sim.
Comprei um Dell Inspiron em 2022 e até hoje ele está firme e forte. Trabalho com análise de dados, rodo Python, Excel pesado e várias abas abertas no navegador, e ele aguenta tudo numa boa.
Na época, eu pesquisei bastante e vi que o Inspiron tinha opções com mais RAM e processador melhor pelo mesmo preço do Samsung Book.
Fora que a Dell já é mais tradicional no segmento de notebooks pra uso profissional, então achei mais confiável.
Não é o notebook mais bonito ou leve, mas entrega o que promete. Eu não trocaria por um Samsung, pelo menos por enquanto.
Galera como cuidar bem do notebook?
Eu até gostava do meu Dell Inspiron, mas precisei trocar porque ele começou a apresentar superaquecimento depois de um ano de uso.
Achei estranho porque sempre usei com cuidado, até tinha suporte de refrigeração. Fui de Samsung Book na substituição e, sinceramente, foi uma grata surpresa.
O notebook é leve, rápido, e o design é muito mais clean. Gosto também da tela dele, que me parece mais nítida e com menos reflexo.
Claro que depende do modelo, mas no meu caso o Samsung me surpreendeu mais positivamente. Até agora, zero travamentos e nenhum problema com aquecimento. Então se tem dúvida entre notebook Dell ou Samsung recomendo essa!
Olha, eu levo super a sério o cuidado com meu notebook, porque sei o quanto ele é um investimento caro e essencial pro meu dia a dia.
A primeira coisa que eu faço é manter ele sempre limpo. Não deixo acumular poeira no teclado e, principalmente, nas entradas de ar. Eu uso um pincel bem macio e às vezes um soprador de ar pra tirar aquela sujeirinha que vai entrando com o tempo.
Além disso, evito comer ou beber perto dele, porque já vi um amigo perder o notebook por causa de um copo de café que virou no teclado.
Outra coisa que cuido muito é a bateria. Não deixo ficar de 0% a 100% direto sempre que posso, mantenho entre 20% e 80%, e quando uso muito tempo na tomada, tiro a bateria se for removível. Faz uma baita diferença no tempo de vida útil!
Eu aprendi a cuidar do meu notebook depois de ter queimado a placa-mãe do anterior por bobeira… Desde então, virou quase um ritual.
Sempre uso um suporte com ventilação, porque percebi que o aquecimento era um dos maiores inimigos da máquina. E outra: eu instalei um antivírus decente (nada de versão gratuita só pra dizer que tem) e faço varreduras regularmente.
Também fico de olho nos arquivos e programas que baixo, porque nem tudo que parece inofensivo é seguro.
Ah, e organizo meus arquivos numa nuvem e num HD externo não deixo tudo dependente dele, porque se der pau, pelo menos os dados estão salvos.
Pra mim, cuidar bem do notebook é basicamente pensar que ele é como um carro: se você faz manutenção, ele dura muito mais.
Pra ser sincero, só comecei a me preocupar de verdade com os cuidados com o notebook depois que comecei a trabalhar em home office.
Percebi que ele era minha principal ferramenta de trabalho e que se desse problema, eu ia ficar na mão. Então, a primeira coisa que fiz foi investir numa capinha acolchoada pra transportar com segurança.
Antes, eu colocava ele de qualquer jeito na mochila um perigo! Também não deixo ele ligado o tempo todo, mesmo com a tampa fechada.
Tem gente que faz isso achando que não tem problema, mas o sistema continua funcionando e esquentando.
Eu desligo direitinho quando não vou usar por algumas horas. E outro hábito que peguei foi atualizar sempre o sistema e os drivers. Dá preguiça, mas evita muito bug e falha de segurança.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Notebook marca Dell é bom?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Asus ou Acer: qual tem melhor custo-benefício?
- Qual o melhor notebook para edição de fotos?
- Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Dell ou MacBook: qual investimento vale mais a pena?
- Dell ou Vaio em 2024: qual é a melhor opção?
- Asus ou Dell: qual escolher para trabalho pesado?
- Qual o melhor notebook para renderizar?
- Notebook: Asus ou Samsung?
- Dell ou Avell: qual marca é melhor para gaming?
- Notebook Dell ou HP, qual vale mais a pena?
O que mais me ajudou a cuidar melhor do meu notebook foi montar uma rotina de uso. Eu separei um espacinho na casa só pra ele, com uma mesa limpa, sem umidade, e uso um apoio que eleva o notebook pra melhorar a ventilação.
Também limito o uso em cima da cama ou do sofá, porque esses tecidos abafam a parte de baixo e fazem esquentar demais. Outra coisa que valorizo é a limpeza da tela: uso um paninho de microfibra com um produto específico, nunca passo álcool direto.
E evito deixar muitos programas iniciando junto com o Windows. Já tive problema de lentidão só porque tinha um monte de coisa rodando em segundo plano.
Hoje deixo só o necessário. Cuidar do notebook virou um hábito, quase um carinho mesmo, porque ele me ajuda tanto que merece esse cuidado!