Queria saber qual o melhor Dell Inspiron 15 ou Samsung Book 4?
Olha, depois de muito pesquisar, acabei escolhendo o Dell Inspiron 15. O que me convenceu foi o histórico da marca no Brasil, a estrutura do pós-venda e, principalmente, a construção do equipamento.
Ele parece mais robusto, com acabamento que transmite mais confiança, sabe? Eu precisava de algo que aguentasse o tranco do dia a dia, com multitarefas, navegador com várias abas, programas pesados de trabalho e chamadas de vídeo.
O teclado retroiluminado é um charme à parte (ajuda MUITO à noite), e a tela Full HD tem uma nitidez bem satisfatória.
Já usei o Samsung Book 4 por alguns dias num trabalho temporário e achei ele meio frágil, plástico demais. É leve, sim, mas não passa a mesma segurança. No meu caso, Dell foi a escolha certa.
Comprei o Samsung Book 4 meio no impulso porque achei uma promoção muito boa, mas sinceramente? Não me arrependo nem um pouco.
Ele é leve, silencioso, esquenta pouco e tem uma performance muito boa para tarefas do dia a dia, como navegação, estudos, pacote Office e até edições leves no Photoshop.
O que mais gostei foi o boot super rápido, graças ao SSD NVMe, e o fato de a Samsung entregar uma boa otimização de software com o Windows 11. Claro, não é um notebook gamer ou pra rodar programas ultra pesados, mas pelo preço que paguei, ele entrega demais.
Comparei com o Dell Inspiron 15 de um colega e achei ele meio trambolhão, sabe? Pesado, grosso. Então, se portabilidade e custo-benefício são importantes pra você, recomendo demais o Samsung.
Essa comparação é ótima, porque eu literalmente tive os dois modelos nos últimos anos. Usei um Dell Inspiron 15 por mais de 3 anos e agora estou há 6 meses com um Samsung Book 4.
O Dell tem uma carcaça mais sólida, uma performance mais voltada pra multitarefas pesadas, e me passava mais segurança para trabalhar com edição de vídeo e programação.
Só que ele é mais pesado, e a bateria não durava muito. Já o Samsung Book 4 é mais leve, silencioso e esquenta menos.
Se fosse pra resumir, eu diria: Dell é ideal pra quem quer potência e durabilidade. Samsung Book 4 é melhor pra mobilidade e tarefas leves. Vai depender muito do seu uso. Hoje, pro meu ritmo mais leve, o Samsung tá sendo mais prático.
Galera como saber se escolhi um bom notebook?
Se você quer algo bom e não tá podendo gastar muito, o Samsung Book 4 é uma escolha excelente. Ele roda super bem, tem um visual moderno e entrega o que promete.
O desempenho com aplicativos do dia a dia é ótimo, o sistema é bem otimizado e não trava com facilidade.
Já mexi no Dell Inspiron 15 e acho que ele cobra caro pelo que entrega.
Tudo bem que tem mais portas, talvez uma construção mais firme, mas pro meu uso que é estudo, redes sociais, streaming e eventualmente mexer num Excel mais parrudo o Samsung dá e sobra.
Só recomendo olhar bem a configuração, porque tem versões com só 4GB de RAM. Eu peguei a com 8GB e tá rodando liso.
Cara, quando eu penso em notebook, penso em dor de cabeça com assistência se der ruim. E nesse quesito, a Dell ainda é muito superior. Já tive um Dell Inspiron 15 que deu problema na tela, e em menos de uma semana já tinha um técnico aqui em casa trocando a peça.
O Samsung Book 4 até é bacana, bonitinho, mas me parece muito “descartável”, sabe? A construção é de plástico, a tela tem ângulos de visão bem ruins, e a sensação é de que se cair uma vez no chão, já era.
Pra quem quer um notebook pra vários anos, que aguente pancada, calor, viagem e ainda tenha suporte de qualidade, eu sempre vou recomendar Dell.
Comprei o Samsung Book 4 durante a faculdade e ele me ajudou MUITO. É leve, cabe na mochila, a bateria dura bastante (quase 6 horas comigo), e eu conseguia fazer tudo: desde trabalhos no Word até assistir aulas no Google Meet com a câmera ligada.
Ele é bem silencioso também, então não atrapalha ninguém em biblioteca ou ambientes de estudo. Acho que o Dell Inspiron 15 seria exagero pro meu uso, além de ser bem mais caro.
E sinceramente? Não senti falta de desempenho. Pra quem precisa estudar, assistir vídeos, participar de reuniões e digitar bastante, o Samsung tá de bom tamanho.
Olha, pra mim, escolher um bom notebook foi quase como escolher um carro. Eu precisava de algo que não me deixasse na mão durante as aulas online e que aguentasse bem meus projetos de design no trabalho.
Então eu foquei em três coisas: processador, memória RAM e tela. Peguei um com processador Intel i5 de 12ª geração (evitei os muito antigos, que esquentam e travam fácil), 16 GB de RAM (porque abro várias abas ao mesmo tempo) e uma tela Full HD com boa fidelidade de cores.
Também procurei um modelo com SSD, que muda tudo na velocidade. Outra dica: veja avaliações reais no YouTube e leia comentários no Reclame Aqui antes de comprar. Às vezes, o notebook é bom no papel, mas dá dor de cabeça depois de um tempo.
Meu foco era performance, então meu critério foi bem claro: eu queria um notebook que rodasse jogos pesados e que aguentasse edições de vídeo sem engasgar.
Não tem milagre, tem que investir. Escolhi um com placa de vídeo dedicada (no meu caso, uma RTX 3060), 32 GB de RAM e processador Ryzen 7. E, sinceramente, não me arrependo.
O gasto foi alto, mas é um notebook que me atende 100%. Uma coisa que aprendi é que essas máquinas esquentam bastante, então peguei junto um suporte com ventilação.
Outra dica que dou: veja bem a refrigeração interna do modelo que for comprar. Se puder, vai numa loja física, olha, pega na mão. Tem marcas que prometem muito no anúncio, mas pecam no acabamento e no resfriamento.
Não tinha muito dinheiro pra gastar, então fiz uma pesquisa bem detalhada pra não jogar meu dinheiro fora. Queria algo simples, mas que não fosse lento.
A primeira coisa que me falaram foi: “Não compre notebook com HD!”. Eu segui isso à risca e escolhi um com SSD, mesmo que fosse de 256 GB. Valeu muito a pena.
Também evitei notebooks com menos de 8 GB de RAM. Consegui um modelo com Intel i3 de geração mais recente, e ele me atende super bem no dia a dia uso pra navegar, assistir séries, trabalhar com documentos.
Ah, e foi essencial checar se dava pra expandir a RAM no futuro. Às vezes a gente compra um modelo travado que não dá upgrade, e aí complica.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Notebook marca Dell é bom?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Asus ou Acer: qual tem melhor custo-benefício?
- Qual o melhor notebook para edição de fotos?
- Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Dell ou MacBook: qual investimento vale mais a pena?
- Dell ou Vaio em 2024: qual é a melhor opção?
- Asus ou Dell: qual escolher para trabalho pesado?
- Qual o melhor notebook para renderizar?
- Notebook: Asus ou Samsung?
- Dell ou Avell: qual marca é melhor para gaming?
- Notebook Dell ou HP, qual vale mais a pena?
- Qual é o melhor notebook: Samsung Book x Dell Inspiron?
- Qual o melhor notebook da Dell atualmente?
- Dell Inspiron 15 ou Samsung Book 4, qual o melhor?
Já comprei notebook errado duas vezes por não entender direito o que eu precisava. A primeira vez foi um modelo “bonito”, leve, mas que travava até pra abrir o navegador. Depois peguei um mais potente, mas a bateria mal durava duas horas.
O que me salvou na terceira tentativa foi listar o que eu realmente usava no dia a dia. Vi que precisava de portabilidade, bateria durável e um desempenho intermediário.
Aí fui de um notebook com processador Ryzen 5, 16 GB de RAM, SSD de 512 GB e tela boa pra leitura. Tem sido um parceiro excelente.
Então, meu conselho é: não compre só pela marca ou pela promoção. Pense na sua rotina e nas suas necessidades reais.
Sempre ajudei amigos e família a escolher notebooks, e o que eu digo é: o segredo está nos detalhes.
Processador recente (pelo menos de 11ª geração pra Intel, ou Ryzen 5 pra cima), SSD (nada de HD, por favor), mínimo de 8 GB de RAM, e verificar se o sistema vem limpo ou cheio de aplicativos desnecessários.
Outro ponto que muita gente esquece é a resolução da tela. Tem notebook com hardware bom, mas a tela é horrível pra leitura prolongada.
Também sempre olho as entradas disponíveis: USB-C, HDMI, leitor de cartão… dependendo do uso, faz muita falta. E não menos importante: garantia e assistência técnica. Tem marcas que economizam no suporte, e isso pesa depois.