Quero um modelo rápido, com boa bateria e que não esquente demais. Alguém tem uma recomendação?
Eu já tive notebooks das três marcas, e o que mais me surpreendeu em termos de durabilidade foi o Dell.
Uso o computador por longas horas, principalmente com muitas abas abertas, planilhas pesadas e às vezes até um software de edição de vídeo.
O Dell aguenta firme, não superaquece fácil e a construção do chassi é robusta. Eu também gosto muito do atendimento da marca no Brasil, o suporte é mais acessível do que o da Lenovo e da Acer, na minha experiência. Se eu tivesse que investir de novo, iria de Dell sem pensar duas vezes.
Eu sou professora e também faço mestrado, então preciso de um notebook que aguente tanto tarefas simples como PDFs, quanto videoconferências, pesquisas e edição de apresentações.
Comprei um Lenovo IdeaPad e sinceramente? Me surpreendeu demais. O teclado é confortável, o desempenho é liso e a bateria dura muito.
Fora que o preço estava mais em conta do que os modelos equivalentes da Dell. Pra quem quer bom custo-benefício, acho que a Lenovo entrega bastante.
Eu trabalho com programação e ainda estou terminando a faculdade de sistemas de informação. Escolhi um Acer Aspire 5 com processador Ryzen 7 e 16GB de RAM e tô muito satisfeito.
Ele roda tranquilamente meu ambiente de desenvolvimento, em paralelo com o navegador cheio de abas e até com uma playlist no Spotify.
Claro que ele não é o mais bonito ou premium, mas se o foco for performance por um bom preço, recomendo demais a Acer. Só tem que prestar atenção nos modelos com acabamento mais frágil.
Gente como escolher um bom notebook?
Minha experiência com Dell foi a mais sólida até hoje. Trabalho com design gráfico e estudo marketing digital, então uso Photoshop, Canva, reuniões no Zoom e ainda assisto aulas no mesmo notebook.
O meu Dell Inspiron com SSD voa! O teclado retroiluminado me ajuda muito à noite e o som é bem decente.
Já testei Acer de um amigo e achei mais frágil no acabamento, e Lenovo tinha um trackpad que me incomodava. No fim, Dell foi a que me deu menos dor de cabeça.
Pra mim, escolher um bom notebook começa com uma pergunta bem simples: o que eu realmente preciso fazer com ele? Porque se for só pra estudar, ver vídeos e acessar a internet, não precisa ser um super máquina, entende?
Mas como eu também trabalho com planilhas, apresentações e às vezes até edito uns vídeos, eu precisava de algo com mais desempenho.
Eu olhei muito a questão do processador (peguei um Intel i5 de 12ª geração), no mínimo 8 GB de RAM, e SSD de 512 GB.
Também prestei atenção no tamanho da tela, porque eu levo o notebook na mochila. No fim, optei por um modelo mais leve e fino, com bateria durável. Pode parecer bobeira, mas eu testei até o teclado antes, porque digito bastante e isso faz diferença no dia a dia.
Na hora de escolher meu notebook, eu tive que pesar muito o custo-benefício. Meu orçamento era meio apertado, então eu fiz uma tabela no Excel com os modelos que eu tinha em mente e fui comparando ponto a ponto. Posso até compartilhar aqui como eu fiz:
| Critério | Peso na escolha | Modelo A | Modelo B | Modelo C |
|---|---|---|---|---|
| Preço | Alto | R$ 3.200 | R$ 3.800 | R$ 4.000 |
| Processador | Médio | i3 | Ryzen 5 | i5 |
| Memória RAM | Alto | 4 GB | 8 GB | 16 GB |
| Armazenamento (SSD) | Alto | 128 GB | 256 GB | 512 GB |
| Tela e resolução | Médio | HD | Full HD | Full HD |
| Peso e mobilidade | Baixo | 2,4 kg | 1,9 kg | 1,7 kg |
| Duração da bateria | Médio | 4h | 6h | 8h |
Esse tipo de comparação me ajudou demais a tomar a decisão mais racional possível. Acabei indo no modelo B, porque atendia minhas prioridades e ainda cabia no bolso.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Asus ou Dell: qual escolher para trabalho pesado?
- Qual o melhor notebook para renderizar?
- Notebook: Asus ou Samsung?
- Dell ou Avell: qual marca é melhor para gaming?
- Notebook Dell ou HP, qual vale mais a pena?
- Qual é o melhor notebook: Samsung Book x Dell Inspiron?
- Qual o melhor notebook da Dell atualmente?
- Dell Inspiron 15 ou Samsung Book 4, qual o melhor?
- Dell Inspiron 15 ou Samsung Book 4: Qual é o melhor?
- O que é um VivoBook?
- O que é o VivoBook Go?
- Qual a diferença entre um notebook e um VivoBook?
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Notebook marca Dell é bom?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Asus ou Acer: qual tem melhor custo-benefício?
- Qual o melhor notebook para edição de fotos?
- Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Qual a melhor linha de notebook Dell?
- O notebook da Asus é melhor que o da Samsung?
- Dell ou MacBook: qual investimento vale mais a pena?
- Dell ou Vaio em 2024: qual é a melhor opção?
- Samsung Book x Dell Inspiron: Qual é o melhor?
- Qual é o melhor notebook da Samsung?
- Qual notebook é melhor, Dell ou HP?
- Quais são os melhores notebooks finos e leves?
- Qual é o melhor notebook rápido para trabalho?
Sempre que alguém me pergunta como escolher um notebook bom, eu digo o seguinte: fique de olho no armazenamento.
Antes eu tinha um com HD comum, e nossa… era um sofrimento pra ligar, abrir qualquer programa ou até navegar. Depois que mudei pra um com SSD, minha vida mudou!
Além disso, eu dou muito valor à qualidade da construção. Às vezes a gente foca tanto em configuração que esquece que vai carregar o notebook pra cima e pra baixo.
Já comprei um que parecia ótimo no papel, mas o plástico era tão frágil que com poucos meses começou a soltar a moldura da tela. Desde então, só compro modelos com estrutura reforçada e acabamento mais resistente.