Estou precisando comprar um notebook novo para trabalho e estudo. Pesquisei algumas marcas como Dell, Lenovo e Acer, mas estou em dúvida. Alguém tem recomendações ou experiências recentes com essas marcas?
Olha, depois de muito pesquisar, acabei comprando um Lenovo e posso dizer com segurança que foi a melhor decisão no quesito custo-benefício.
Peguei o modelo IdeaPad com Ryzen 7 e 16GB de RAM, e ele simplesmente entrega tudo o que eu preciso trabalho, navegação, edição de imagens mais leves, tudo roda liso.
A construção é boa, o teclado é confortável (ótimo pra quem digita o dia todo), e o preço, comparado a outras marcas com a mesma configuração, estava bem mais em conta. É aquele tipo de compra que você percebe que fez certo toda vez que usa o aparelho.
Eu tava em dúvida entre várias marcas, mas no fim acabei indo de Acer, e tô muito satisfeita. O modelo Aspire que comprei tem um ótimo equilíbrio: bom desempenho, SSD rápido, tela com qualidade decente e uma bateria que dura bem mais do que eu esperava.
O que me chamou atenção é que eles oferecem configurações potentes por preços bem abaixo dos concorrentes, sem perder em qualidade.
Uso tanto pra trabalhar quanto pra estudar e até jogar um pouco, e ele dá conta de tudo. Acho que, em 2025, é uma das marcas mais justas pelo que entrega, recomendo ver esse vídeo, pode ajudar!
Comprei um Dell no início do ano e, sinceramente, foi um investimento certeiro. Paguei um pouco mais do que nas marcas concorrentes, mas compensa pela durabilidade e pelo suporte.
O meu é um da linha Inspiron, com i5 de 13ª geração, e roda tudo o que preciso pro dia a dia, inclusive programas de edição.
Além disso, o atendimento da Dell me passou mais confiança eles têm uma estrutura boa de assistência, coisa que pesa muito quando você pensa no longo prazo.
Se for pensar no custo-benefício pensando em uso prolongado, pra mim, é a melhor escolha.
Como saber se o notebook é bom?
Eu sou do time que não quer gastar muito, mas também não quer passar raiva com travamento, então fui atrás de reviews e acabei escolhendo a marca Multilaser (agora chamada de Positivo Tecnologia).
Surpreendentemente, eles têm modelos com bom desempenho pra quem precisa de algo mais básico: navegação, planilhas, aulas online, etc.
Claro que não dá pra exigir demais, mas pelo preço que paguei, achei super justo. Ideal pra quem quer algo funcional, simples e que atenda o essencial sem custar uma fortuna.
Aprendi a duras penas que escolher notebook não é só olhar marca ou se a tela é bonita. Já comprei um que parecia incrível na loja, mas em casa travava até pra abrir o navegador.
Então hoje, quando vou escolher, a primeira coisa que eu olho é o processador. Se for muito antigo ou fraco, eu já descarto, porque sei que em pouco tempo vai virar dor de cabeça.
Também vejo se tem pelo menos 8GB de RAM menos que isso, já percebi que o sistema engasga mesmo com coisas básicas.
E mais um detalhe: eu só compro se tiver SSD. Faz muita diferença no desempenho. Um notebook bom, pra mim, é aquele que liga rápido, roda vários programas ao mesmo tempo e não me faz perder tempo esperando.
Eu uso notebook pra trabalhar e também pra estudar, então ele precisa dar conta do recado. Sempre que alguém me pergunta como saber se o notebook é bom, eu digo pra não cair no papo de vendedor, e sim testar ou pesquisar bem o modelo.
Pra mim, um notebook bom é aquele que aguenta horas ligado, que não esquenta demais e que roda bem os programas que eu preciso no meu caso, planilhas, editores de texto, às vezes até Photoshop.
Outra coisa que valorizo muito é o teclado. Já tive notebook que digitava mal demais, as teclas afundavam ou travavam. Isso parece detalhe, mas no dia a dia faz muita diferença.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Asus ou Dell: qual escolher para trabalho pesado?
- Qual o melhor notebook para renderizar?
- Notebook: Asus ou Samsung?
- Dell ou Avell: qual marca é melhor para gaming?
- Notebook Dell ou HP, qual vale mais a pena?
- Qual é o melhor notebook: Samsung Book x Dell Inspiron?
- Qual o melhor notebook da Dell atualmente?
- Dell Inspiron 15 ou Samsung Book 4, qual o melhor?
- Dell Inspiron 15 ou Samsung Book 4: Qual é o melhor?
- O que é um VivoBook?
- O que é o VivoBook Go?
- Qual a diferença entre um notebook e um VivoBook?
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Notebook marca Dell é bom?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Asus ou Acer: qual tem melhor custo-benefício?
- Qual o melhor notebook para edição de fotos?
- Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Qual a melhor linha de notebook Dell?
- O notebook da Asus é melhor que o da Samsung?
- Dell ou MacBook: qual investimento vale mais a pena?
- Dell ou Vaio em 2024: qual é a melhor opção?
- Samsung Book x Dell Inspiron: Qual é o melhor?
- Qual é o melhor notebook da Samsung?
- Qual notebook é melhor, Dell ou HP?
- Quais são os melhores notebooks finos e leves?
- Qual é o melhor notebook rápido para trabalho?
- Entre Dell, Lenovo e Acer, qual é a melhor marca de notebook para estudar e trabalhar ao mesmo tempo?
Eu sempre fui o tipo que pesquisava demais antes de comprar, e com notebook não foi diferente. Fico atento ao conjunto: processador, memória RAM, tipo de armazenamento, duração da bateria… tudo isso conta.
Um erro que cometi foi não me ligar no tipo de tela comprei um com tela muito fraca, e como eu passo horas olhando pro notebook, isso me cansava muito a vista.
Hoje, pra mim, um notebook bom tem que ter uma tela nítida (preferência por Full HD), tem que ser leve o suficiente pra levar na mochila, e principalmente, silencioso.
Se o cooler parece um secador de cabelo, já me irrita. Então pra mim, qualidade de uso vem antes de qualquer número bonito na ficha técnica.